terça-feira, 21 de julho de 2015

A preparar os licores

Aqui por casa estamos a comerçar a coar os licores que estão a descansar desde Novembro. O de Limão & Pêra Rocha está ainda melhor...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Contra-Soneto de S. Valentim


"Estou sim, Valentim.
Pára lá com a brincadeira,
diz-me que queres tu de mim."

E, assim, entre santos se trata
de prendas para gente namoradeira
agora que aí vem a sua data.

Tem que ser algo bom e doce,
bonito, caseiro e nada caro.
Quem recebe pensará 'preocupou-se'
E virá com beijos ou algo mais raro.

14 Euros é bom valor"
E sempre são 14, como o dia.
Assim se dá em fevereiro calor
para mais um ano de harmonia.


 

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ainda nem se foi o Nicolau, já vem aí o Valentim?

Sentou-se.
Que santo também se senta.
Mal abriu um doce,
chegou ela, de ideia na venta.

Há que ter
para já, para agora,
algo que dê prazer
a namoros com outrora.

Imagem catita,
uma frase, um coração
põe-se em saco com fita
quem recebe 'oh, que emoção!'
 

Ai...
Que santo também se queixa.
Ainda assim, aqui vai
S. Bentinho dizer sua deixa:

Mau...
Ainda nem se foi o Nicolau
E dizes-me tu assim
que vem aí o Valentim?

domingo, 9 de novembro de 2014

Chegámos!

Depois de um verão a macerar até ficarem bem docinhos, os licores da Casa de São Bentinho estão prontos para aquecer o coração e alma de quem, agora pelo outono e inverno, quiser deliciar-se com os seus sabores aveludados.

As garrafas ficaram lindas com os néctares coloridos e aguardam, já ansiosas, o momento de alegrar o final de um jantar, receber amigos ou apenas ajudar a relaxar quem as quiser levar.

Portanto, preparem os vossos palatos! Nêspera & Eucalipto, Limão & Pêra Rocha, Laranja & Cravinho e Morango & Erva do Caril são os sabores da Casa de São Bentinho que irão aquecer gargantas e desafiá-las a cantar e brindar à alegria e à vida!

Além de começarem já por fazer justa e acérrima concorrência à típica jeropiga do S. Martinho, acreditem que estes requintados sabores, junto com os respectivos doces, serão uma excelente e sábia opção para presentear amigos e família com algo caseiro e único neste Natal.


 
Para encomendar, clique aqui!

sábado, 13 de setembro de 2014

Doce de Tomate e Marmelos Verdes

E nada será como dantes

Gengibre
queria eu chamar-te
porque é exótico
como amar-te
e a teus marmelos
verdes como a esperança
numa arrebatadora dança
que nos envolve em elos
inquebráveis como novos segredos
doces, picantes e sem medos
vermelhos tomate, inebriantes
e nada será como dantes.


Quando o verão ameaça dizer-nos adeus mais cedo do que o esperado, eis que São Bentinho se insurge e decide compensar-nos com um pequeno mimo, um novo sabor. 

É de tomate e de marmelos, tem piri-piri e canela. Não lhe falta o gengibre para realçar todos os ingredientes. 

Os tomates são da Labrugeira, da horta da Avó Manuela. São enormes, por demais suculentos e contrastam com os marmelos, que embora ainda verdes, pequenos e pouco atraentes, são quem marca a legítima diferença. As especiarias usadas são a arte do chef e deixam quem prova na dúvida: qual será o verdadeiro segredo?

Sobre um pão quentinho pela manhã ou por cima de uma tosta ao cair da noite, o Doce de Tomate e Marmelos Verdes veio para aquecer o prematuro cair da folha, mas promete ficar para acompanhar os dias ou noites no inverno. Pelo que dizem, até para quem não gosta de doce de tomate...



Ingredientes: 
Tomate, Marmelos, limão, canela, gengibre, piri-piri, açucar (menos 30%) e novos segredos.

sábado, 2 de agosto de 2014

"...do licor vem o beijo e do beijo vem o amor."

De quem é frase, não sabemos. Mas, a ser verdade, o nectar do amor está a caminho. A aguardente lá da terra demorou um pouquinho, mas finalmente chegou. E promete...

O chef trocou a cozinha pela improvisada adega e com arte e algum engenho deu início a um ritual único para misturar as já promissoras e cheirosas caldas com a mística aguardente. Os ingredientes não são segredo, mas as receitas não parece que vá revelá-las. Talvez tenham saído de um baú secular, talvez as tenha lido num caderno escrito a lápis com letra desenhada e um português de outrora; talvez sejam apenas fruto do seu conhecimento, imaginação e criatividade. Ou uma mistura de tudo isso, que tem estado a macerar no seu pensamento.

Seja como for, os garrafões estão prontos e agora é aguardar a chegada do outono e das garrafas. Por altura da queda da folha, os licores estarão prontos para despertar desejos e doces sensações.

E porque o primeiro beijo nunca se esquece, prometemos tudo fazer para que este seja um momento único, doce e sensual. Com sabor a nêspera e eucalipto, limão e pêra rocha, morango e erva do caril ou laranja e cravinho, o néctar vai deslizar, aquecer e despertar os sentidos. E haverá também um sabor ainda secreto, uma vez que, na sedução, a surpresa faz toda a diferença.

O beijo lá chegará e, certamente, o amor não tardará...

segunda-feira, 14 de julho de 2014

"O que é que eu faço com os marmelos?"

Vá... deixe-se disso! Estamos a falar dos frutos dos marmeleiros cá da Quinta :)
É que julho vai a meio, as nêsperas já acabaram e os morangos vão pelo mesmo caminho. Quanto às ameixas... bom, decidimos comê-las!


Assim, enquanto aproveitamos as nossas semi-férias aqui na Quinta, de quando em vez, entre um banho de sol e uns chapinhanços com os miúdos dos amigos que se deliciam com este espaço, vai-se ouvindo o chef suspirar olhando para um marmeleiro: o que é que eu faço com os marmelos?


Marmelada? Não certamente! Isso fazem todos. Por isso, a grande questão é: o que casará bem com os marmelos?  Estão quase a chegar ao ponto e ideias vai havendo. Mas ainda não decisões.

Sugestões?